Editorial

  • Alberto Simões Universidade do Minho
  • Xavier Gómez Guinovart Universidade de Vigo
  • José João Almeida Universidade do Minho

Resumo

Esta edição termina o quarto ano de vida da revista Linguamática. O ano foi composto por uma edição especial, relativa a uma avaliação conjunta, o Págico, e esta edição convencional. Sentimo-nos bastante satisfeitos por conseguir nestes tempos manter a revista viva, mesmo que com relativa dificuldade.

A verdade é que cada vez mais investigadores e docentes do ensino superior são avaliados não pela qualidade da sua investigação ou dos resultados obtidos, mas por uma classificação das conferências e revistas.

Embora a Linguamática já se encontre indexada em vários índices, como o Latindex, não se encontra nos índices habitualmente usados, como o DBLP, ISI Web of Knowledge ou SCOPUS.

Será muito complicado conseguir que a Linguamática seja considerada para qualquer um destes índices, especialmente pela língua usada não ser o inglês. No entanto, mudar a política da Linguamática para a publicação em inglês é impensável, já que iria contra os princípios que levaram à sua criação. No entanto, pareceu-nos que a inclusão de um resumo e um conjunto de palavras chave em inglês para cada artigo seria uma concessão aceitável.

Sabemos que para conseguir este tipo de indexação também é importante a quantidade de citações de artigos publicados na revista. Outras revistas obrigam a que os artigos submetidos incluam citações para artigos da própria revista. Não nos parece que este tipo de obrigação seja decente, mas não podemos de deixar de pedir aos leitores e autores da Linguamática para, sempre que se adeque, façam citações a artigos publicados na revista.

Mas não será pela falta de indexação que nós, os editores, iremos baixar os braços.

Publicado
2012-12-04
Como Citar
Simões, A., Gómez Guinovart, X., & Almeida, J. J. (2012). Editorial. Linguamática, 4(2), 3-9. Obtido de https://www.linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/151
Edição
Secção
Prefácio