Editorial
Resumen
Esta edição termina o quarto ano de vida da revista Linguamática. O ano foi composto por uma edição especial, relativa a uma avaliação conjunta, o Págico, e esta edição convencional. Sentimo-nos bastante satisfeitos por conseguir nestes tempos manter a revista viva, mesmo que com relativa dificuldade.
A verdade é que cada vez mais investigadores e docentes do ensino superior são avaliados não pela qualidade da sua investigação ou dos resultados obtidos, mas por uma classificação das conferências e revistas.
Embora a Linguamática já se encontre indexada em vários índices, como o Latindex, não se encontra nos índices habitualmente usados, como o DBLP, ISI Web of Knowledge ou SCOPUS.
Será muito complicado conseguir que a Linguamática seja considerada para qualquer um destes índices, especialmente pela língua usada não ser o inglês. No entanto, mudar a política da Linguamática para a publicação em inglês é impensável, já que iria contra os princípios que levaram à sua criação. No entanto, pareceu-nos que a inclusão de um resumo e um conjunto de palavras chave em inglês para cada artigo seria uma concessão aceitável.
Sabemos que para conseguir este tipo de indexação também é importante a quantidade de citações de artigos publicados na revista. Outras revistas obrigam a que os artigos submetidos incluam citações para artigos da própria revista. Não nos parece que este tipo de obrigação seja decente, mas não podemos de deixar de pedir aos leitores e autores da Linguamática para, sempre que se adeque, façam citações a artigos publicados na revista.
Mas não será pela falta de indexação que nós, os editores, iremos baixar os braços.
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que envíen sus trabajos a esta revista implícitamente estón de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores retienen los derechos de autor de sus trabajos, permitiendo a esta revista su primera publicación bajo licencia de Creative Commons Attribution License, que permite a otros acceder libremente, usar y compartir dicho trabajo, citando adecuadamente la autoría del trabajo y su presentación en esta revista.
- Los autores pueden prescindir de los términos de licencia de CC y acordar por su cuenta arreglos contractuales adicionales independientes para la distribución no exclusiva y posterior publicación de este trabajo (p.e., para incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), citando adecuadamente su publicación inicial en esta revista.
- Además, se anima a los autores a poner en línea su trabajo (p.e., en repositorios institucionales o en su propio sitio web) en cualquier momento antes o durante el proceso de envío, ya que eso puede conducir a intercambios productivos y a un número mayor y más temprano de citas del trabajo publicado (Ver The Effect of Open Access).








