PropBanks e representações semânticas: o que temos, o que queremos e o que podemos
DOI:
https://doi.org/10.21814/lm.17.2.480Palavras-chave:
papéis semânticos, propbank, anotação semântica, dependências sintáticas, dependências semânticas, Universal DependenciesResumo
Neste artigo, detalhamos a metodologia utilizada na construção do Porttinari-base Propbank, um Propbank padrão-ouro com mais de 45 mil argumentos anotados sobre as dependências sintáticas do treebank Porttinari-base. Apresentamos os desafios subjacentes e as soluções adotadas na anotação de argumentos e predicados, e relatamos os resultados de um estudo sobre concordâncias na anotação. Nosso objetivo é duplo: apresentar o Porttinari-base Propbank enquanto recurso do PLN e, secundariamente, provocar reflexões acerca dos diálogos entre PLN e teorias linguísticas.
Referências
Downloads
Publicado
2025-09-23
Edição
Secção
Artigos de Investigação
Licença
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.
Como Citar
PropBanks e representações semânticas: o que temos, o que queremos e o que podemos. (2025). Linguamática, 17(2), 3-31. https://doi.org/10.21814/lm.17.2.480








