Desenvolvimento de um recurso léxico com papéis semânticos para o português

Autores

  • Leonardo Zilio Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Carlos Ramisch Laboratoire d'Informatique Fondamentale de Marseille
  • Maria José Bocorny Finatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml

Palavras-chave:

Linguística Computacional, Processamento de Linguagem Natural, anotação de papéis semânticos, recursos léxicos

Resumo

Os objetivos deste estudo são os seguintes: apresentar uma metodologia para desenvolver um recurso léxico com informações semânticas; comparar papéis semânticos de verbos em linguagem especializada e não especializada; e observar a anotação de papéis semânticos por vários anotadores.

Foram desenvolvidos dois experimentos relacionados à anotação de papéis semânticos em português: comparação de um corpus de linguagem especializada com um corpus de linguagem não especializada; e teste da concordância entre diversos anotadores na atribuição de papéis semânticos.

Quanto aos resultados, observaram-se diferenças qualitativas entre os corpora estudados, sendo o apagamento de agentes um traço marcante do corpus especializado. A não concordância averiguada entre vários anotadores indica que a tarefa é complexa, requerendo mais treinamento ou uma maior simplificação da tarefa, o que não parece ser possível no atual estágio de desenvolvimento.

Referências

Downloads

Publicado

2013-12-31

Edição

Secção

Artigos de Investigação

Como Citar

Desenvolvimento de um recurso léxico com papéis semânticos para o português. (2013). Linguamática, 5(2), 23-41. https://www.linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/167