Extração de Informação sobre Personagens Literários em Português
DOI:
https://doi.org/10.21814/lm.15.1.397Palabras clave:
leitura distante, extração de informação, reconhecimento de entidades nomeadas, constraint grammar, resolução de anáforasResumen
Este capítulo descreve o PALAVRAS-DIP, um sistema para a identificação automática de personagens e dos seus perfis sociais na literatura portuguesa e brasileira. O sistema foi concebido como um módulo adicional para um analisador morfossintáctico e semântico. Etiquetamos as entidades nomeadas (NE) humanas para profissão e posição social, e usamos as etiquetas relacionais do formalismo Constraint Grammar (Gramática de Restrições, CG) para estabelecer co-referências (por exemplo, anáfora de pronomes, verbos com sujeito zero) assim como relações familiares entre as personagens. A anotação de base resultante permite a extração de redes de personagens. O programa de extração reconhece e agrupa as variantes de nomes de personagens e distingue entre nomes que têm função narrativa e nomes contextuais de referência cultural. O desenvolvimento do sistema foi motivado pelo DIP, uma avaliação conjunta sobre 100 romances históricos, evento em que uma versão protótipo do sistema obteve medidas F razoáveis para as tarefas de identificação de personagens (63,4%) e de unificação/co-identificação de nomes (68,1%), mas teve problemas com as relações familiares (15,5%).
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que envíen sus trabajos a esta revista implícitamente estón de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores retienen los derechos de autor de sus trabajos, permitiendo a esta revista su primera publicación bajo licencia de Creative Commons Attribution License, que permite a otros acceder libremente, usar y compartir dicho trabajo, citando adecuadamente la autoría del trabajo y su presentación en esta revista.
- Los autores pueden prescindir de los términos de licencia de CC y acordar por su cuenta arreglos contractuales adicionales independientes para la distribución no exclusiva y posterior publicación de este trabajo (p.e., para incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), citando adecuadamente su publicación inicial en esta revista.
- Además, se anima a los autores a poner en línea su trabajo (p.e., en repositorios institucionales o en su propio sitio web) en cualquier momento antes o durante el proceso de envío, ya que eso puede conducir a intercambios productivos y a un número mayor y más temprano de citas del trabajo publicado (Ver The Effect of Open Access).








