Verbos Dicendi como Indicadores de Coerência em Resumos
uma análise humana e automatizada
Resumo
O resumo escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de síntese e compreensão de textos, promovendo a interpretação e expressão organizada dos conteúdos do texto-base. Este estudo investiga como a escolha de verbos dicendi (verbos de dizer) em resumos pode refletir a coerência e o objetivo do texto-base. Dada a importância da coerência para a qualidade dos resumos, a pesquisa explora o potencial de modelos de linguagem de larga escala (LLMs) em identificar ou sugerir verbos dicendi coerentes com o propósito do texto, contribuindo para uma avaliação automática mais precisa. Os experimentos relatados neste artigo utilizaram resumos propostos para um texto dado em um exame vestibular, sobre o qual especialistas e LLMs sugeriram verbos apropriados. As sugestões foram comparadas e avaliadas quanto à coerência com o texto de origem. Os resultados indicam que, embora os LLMs sejam capazes de identificar verbos adequados em alguns contextos, eles apresentam limitações quando comparados à interpretação humana. Concluímos que LLMs podem servir como ferramentas auxiliares na educação, apesar dos desafios relacionados à precisão e ao contexto na avaliação linguística automatizada.
Direitos de Autor (c) 2025 Osmar de Oliveira Braz Junior, Ana Julia Araujo Sanchuki, Roberlei Alves Bertucci, Renato Fileto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na presente revista, os autores concordam com os seguintes termos:
- os direitos sobre a obra pertencem aos autores, que apenas concedem à Linguamática o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons, que permite que outros possam redistribuir a obra desde que acompanhada de referência ao autor e à Linguamática.
- os autores podem estabelecer outros contratos para a distribuição não exclusiva da obra, desde que mencionem que a sua primeira publicação foi efectuada na Linguamática.
- para aumentar as referências ao seu trabalho, os autores são encorajados a disponibilizar a obra, como "pré-publicação", antes de ou durante o processo de apreciação pela Linguamática, por exemplo em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais na rede.