PE2LGP: tradutor de português europeu para língua gestual portuguesa em glosas

Palavras-chave: português europeu, língua gestual portuguesa, tradução automática, corpus anotado, glosa, processamento da linguagem natural

Resumo

A língua gestual portuguesa, tal como a língua portuguesa, evoluiu de forma natural, adquirindo características gramaticais distintas do português. Assim, o desenvolvimento de um tradutor entre as duas não consiste somente no mapeamento de uma palavra num gesto (português gestuado), mas em garantir que os gestos resultantes satisfazem a gramática da língua gestual portuguesa e que as traduções estejam semanticamente corretas. Trabalhos desenvolvidos anteriormente utilizam exclusivamente regras de tradução manuais, sendo muito limitados na quantidade de fenómenos gramaticais abrangidos, produzindo pouco mais que português gestuado.

Neste artigo, apresenta-se o primeiro sistema de tradução de português para a língua gestual portuguesa, o PE2LGP, que, para além de regras manuais, se baseia em regras de tradução construídas automaticamente a partir de um corpus de referência. Dada uma frase em português, o sistema devolve uma sequência de glosas com marcadores que identificam expressões faciais, palavras soletradas, entre outras. Uma avaliação automática e uma avaliação manual são apresentadas, indicando os resultados melhorias na qualidade da tradução de frases simples e pequenas em comparação ao sistema baseline (português gestuado).

Este é, também, o primeiro trabalho que lida com as expressões faciais gramaticais que marcam as frases interrogativas e negativas.

Publicado
2021-07-10
Como Citar
Gonçalves, M., Coheur, L., Nicolau, H., & Mineiro, A. (2021). PE2LGP: tradutor de português europeu para língua gestual portuguesa em glosas. Linguamática, 13(1), 3-21. https://doi.org/10.21814/lm.13.1.338
Edição
Secção
Artigos de Investigação