Editorial

  • Alberto Simões Universidade do Minho
  • Xavier Gómez Guinovart Universidade de Vigo
  • José João Almeida Universidade do Minho

Resumo

Este é o nono ano em que a Linguamática é editada. Todos os anos temos tido novidades, o que tem levado a nossa/vossa revista cada vez mais longe. Desde a publicação regular, até à indexação nos mais relevantes índices de indexação científica, a Linguamática tem-se superado. E isto só é possível graças aos nossos autores, que continuam a apostar na publicação nas línguas ibéricas, e aos nossos revisores, que avaliam os artigos mas também dão sugestões construtivas no sentido de melhorar todos os trabalhos publicados.

O nosso trabalho, como editores, tem sido a preparação das edições, mas também a contínua vontade de recompensar os nossos autores e revisores.

Nesse sentido, nos últimos meses todas as revisões que foram feitas sobre artigos publicados, foram registadas na plataforma Publons. O objetivo desta plataforma é registar oficialmente todo o trabalho de revisão que habitualmente é feito pro bono. Durante as próximas edições esse registo continuará a ser realizado, facilitando aos revisores o processo de registo desta tarefa tão valiosa.

Finalmente, mas não menos importante, a Linguamática tem, a partir de agora, através da Universidade do Minho, a possibilidade de atribuir aos artigos publicados um Document Object Identifier (DOI). Assim, nesta edição, na folha de rosto de cada artigo, estará presente o número de DOI, bem como um QR-Code que permite aceder diretamente ao objeto respetivo. Durante os próximos meses serão adicionados registos para todos os trabalhos publicados na Linguamática, desde a sua primeira edição, a 5 de junho de 2009.

A todos, o nosso obrigado!

Publicado
2017-07-01
Como Citar
Simões, A., Gómez Guinovart, X., & Almeida, J. J. (2017). Editorial. Linguamática, 9(1), i-ix. https://doi.org/10.21814/lm.9.1.248
Edição
Secção
Prefácio