O desafio da participação humana do IT-Coimbra no Págico

  • Arlindo Veiga Instituto de Telecomunicações, Coimbra
  • Carla Lopes Instituto de Telecomunicações, Coimbra
  • Dirce Celorico Instituto de Telecomunicações, Coimbra
  • Jorge Proença Instituto de Telecomunicações, Coimbra
  • Fernando Perdigão Instituto de Telecomunicações, Coimbra
  • Sara Candeias Instituto de Telecomunicações, Coimbra
Palavras-chave: LudIT, Wikipédia, Participação Humana

Resumo

Na qualidade de grupo de investigação em Processamento Computacional da Língua portuguesa, pretendemos, neste documento, relatar a experiência vivenciada na participação do grupo LudIT no Págico -- Português Mágico.

Estando o nosso trabalho mais centrado, de uma forma geral, no Processamento Automático da Fala, exprimimos obrigatoriamente uma visão decorrente de, como participantes humanos, ter entrado num desafio que levanta questões de língua distintas das que, até ao momento, têm sido levantadas no âmbito da investigação que temos desenvolvido e que estão mais relacionadas com o Processamento da Linguagem Natural. Num relato breve, descrevemos a estratégia adotada e as dificuldades encontradas. Decorrentes delas, apresentamos igualmente algumas opiniões, as quais podem vir a ser consideradas como sugestões a acolher numa próxima edição do Págico ou em outro desafio de perfil semelhante. Finalizamos com uma tentativa de interpretação do resultado obtido pela participação do LudIT.

Publicado
2012-04-03
Como Citar
Veiga, A., Lopes, C., Celorico, D., Proença, J., Perdigão, F., & Candeias, S. (2012). O desafio da participação humana do IT-Coimbra no Págico. Linguamática, 4(1), 49-51. Obtido de https://www.linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/124
Edição
Secção
Artigos de Investigação