Âmbito

A Linguamática é uma revista aberta sobre o processamento de linguagens naturais, com especial atenção às línguas faladas na Peninsula Ibérica, como sejam o Português, Galego, Catalão, Castelhano, Basco, Mirandês ou Aranês.

Processo de Revisão por Pares

As submissões devem ser escritas numa das principais línguas da Peninsula Ibérica (Português, Galego, Catalão, Castelhano ou Basco) ou em Inglês. No entanto, os autores são convidados a escrever numa das línguas da Peninsula Ibérica sempre que tal seja possível. Os artigos escritos em Inglês só serão publicados se nenhum dos autores tiver conhecimentos linguísticos para escrever numa das línguas preferidas da revista, e apenas se os editores considerarem o artigo relevante para a revista.

A submissão deverá ser de artigos completos e identificados. A revisão também será aberta, pelo que os revisores deverão assinar os seus comentários. Cada submissão deverá ser revista por, pelo menos, três revisores.

Existirá diferenciação entre artigos de alunos (mestrado ou licenciatura) dos restantes, sendo mantida uma quota de artigos que permita aos novos investigadores publicação na revista. Os revisores são convidados a fazerem uma revisão mais cuidada e construtiva nas submissões realizadas por alunos.

Periodicidade

A Linguamática tem uma periodicidade bi-anual planeada, com uma primeira publicação em Maio/Junho, e uma outro em Novembro/Dezembro. A edição é publicada na Internet permitindo acesso a cada um dos artigos de forma individual, ou a um único documento PDF contendo toda a revista. Existe ainda a possibilidade de adquirir uma cópia da revista em papel.

Política de Acesso Livre

Esta revista disponibiliza abertamente os artigos publicados, segundo o princípio de que disponibilizar livremente os resultados da investigação leva a uma maior partilha de conhecimento.